Água de Cajobi e Monte Verde Aprovada em Testes Rigorosos!
Nada é mais essencial para a nossa vida do que a água que bebemos e utilizamos diariamente em nossas casas. Por isso, é natural que surjam preocupações quando algo parece diferente em nossa água potável. Recentemente, houve questionamentos por parte da população acerca da qualidade da água dos poços de captação, sugerindo que ela estava "esbranquiçada" devido ao excesso de cloro. Queremos tranquilizar a todos e esclarecer que essa situação não passa de um mal-entendido.
Informamos que o Semae de Cajobi já realiza periodicamente as análises físico-químicas através de laboratório contratado: Venturo Análises Ambientais Ltda, assim como, envia amostras de água mensalmente à Vigilância Sanitária de Barretos com o acompanhamento do Responsável Técnico em Tratamento de Água.
Para reafirmar a qualidade da água fornecida a população, no início do mês de setembro deste ano foram encaminhadas amostras de água coletadas em diversos pontos da cidade de Cajobi e Monte Verde Paulista ao renomado Instituto Adolfo Lutz (IAL) Laboratório de Ribeirão Preto, uma referência em todo o estado de São Paulo.
Os resultados dessas análises nos deixaram extremamente satisfeitos e, mais importante ainda, devem deixar toda a população tranquila. O Instituto Adolfo Lutz (IAL) atestou que a água dos poços de captação de Cajobi e Monte Verde estão em ótimo estado para o consumo, apresentando todos os resultados satisfatórios, em conformidade com o Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/2017, alterado pela Portaria GM/MS nº 888/2021.
Podemos concluir que a aparência "esbranquiçada" da água deve-se à presença de microbolhas, um fenômeno natural que não representa nenhum risco à nossa saúde.
A equipe da autarquia é composta por profissionais dedicados e comprometidos, e laboratórios especializados, com a missão de fornecer água potável de excelência, sempre em conformidade com as regulamentações e Portarias do Ministério da Saúde.
Estamos constantemente monitorando e aprimorando nossos processos para garantir que a população tenha acesso a água segura e saudável.
Situação semelhante de água esbranquiçada ocorre em várias localidades, devido a formação de microbolhas de ar ocasionadas pela pressão da água. A seguir alguns exemplos deste ocorrido em outras localidades.
Primando pela qualidade na prestação dos serviços e no interesse dos usuários, o SEMAE se coloca à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.
G1 Esclarecimento água esbranquiçada nas torneiras da capital:
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/bom-dia-sp/video/sabesp-esclarece-agua-esbranquicada-nas-torneiras-da-capital-11793647.ghtml
Por que a as vezes a água sai branca da torneira? :
https://youtu.be/qwpfBLZaepA
0 comentário